Tem dúvidas?

Respostas a dúvidas frequentes

Avaliação dos problemas motores – para quem?

Problemas psicomotores podem estar presentes em crianças e adolescentes com:

  • inteligência normal e também em crianças e adolescentes com deficiência intelectual,
  • Quadros de epilepsia, paralisia cerebral, distúrbios neurológicos, prematuridade,
  • Transtornos do espectro autista, transtornos de aprendizagem, transtornos da atenção com/ sem hiperatividade, transtornos motores entre outros.

Com os prejuízos devidamente identificados, estas crianças poderão se beneficiar de terapia psicomotora, orientações no meio familiar e, se necessário, ter indicadas adaptações na vida diária ou escolar.

Por que fazer a avaliação psicomotora?

Sabendo que cada indivíduo é único e tem uma combinação singular de características (neurodiversidade), o primeiro passo é realizar o perfil psicomotor da criança/adolescente para assim determinar a sua necessidade específica e os objetivos da terapia.

O que faz um psicólogo especialista em psicomotricidade que é diferente dos outros terapeutas?

“De acordo com o Conselho Regional de Psicologia, o especialista em psicomotricidade pode atuar em várias fases do desenvolvimento humano”.

Na infância e na adolescência, o psicólogo com especialidade em psicomotricidade atua buscando o estímulo e equilíbrio no desenvolvimento, através de técnicas psicomotoras que buscam o respeito do limite, da autonomia e do ritmo de cada indivíduo.

Atua junto à família na orientação de atividades para estimular o desenvolvimento neuropsicomotor do paciente e na verificação das dificuldades que possam estar surgindo durante o processo terapêutico. “Trabalha para atenuar dificuldades/atrasos no desenvolvimento global; crianças portadoras de necessidades especiais (deficiências sensoriais, perceptivas, motoras, mentais e relacionais) em consequência de lesões”.

Veja o site do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo para maiores informações.

O que mais o Psicólogo com formação em Psicomotricidade pode fazer?

Está apto, fazer acompanhamento terapêutico do desenvolvimento afetivo e do comportamento da criança/ adolescente, orientando famílias. Além disto pode aplicar testes exclusivos do domínio profissional da Psicologia.

boys in blue uniforms

Qual a importância dos aspectos do desenvolvimento psicomotor na evolução do desenvolvimento infantil?

Através do movimento descobrimos o mundo. O desenvolvimento motor / psicomotor proporciona a construção das bases do pensamento.

child playing with stick

Além disso, por que o corpo é tão importante?

É através do corpo que nos expressamos, nos comunicamos, interagimos e executamos todas as atividades do cotidiano.

child brushing teeth

“Meu filho tem apenas 3 anos, o que devo fazer se a escola ou o pediatra pediu uma avaliação do desenvolvimento psicomotor? Será que ele não vai se desenvolver naturalmente, sem terapia?”

Face a uma indicação de transtorno antes dos cinco anos, recomenda-se o monitoramento minucioso do desenvolvimento através de avaliações periódicas para verificar se a coordenação motora está abaixo da idade da criança, se se trata de um atraso/ oscilação normal no desenvolvimento ou então de um distúrbio.
Problemas psicomotores não se resolvem sozinhos ao longo do desenvolvimento. Em caso de um problema, é importante que a intervenção comece o quanto antes para evitar que estes fatores venham influenciar negativamente o desenvolvimento a a adaptação da criança.