Family walking along wall near lake

Para Pais

Tipos de problemas que podem apresentar crianças ou adolescentes com transtornos de coordenação motora

  • Escreve muito rápido ou muito devagar.
  • Ainda não conseguiu andar de bicicleta sem rodinhas. Medo incomum de movimento / altura.
  • É desajeitado, derruba tudo a seu redor.
  • Apresenta problemas para escrever a ponto do professor não entender as suas respostas nas provas.
  • Tem dificuldades para jogar bola. Ninguém o chama para o time.
  • Tem problemas para utilizar o garfo e a faca.
  • Apresenta sensibilidade extrema a barulhos ou gosta de um ambiente mais barulhento.
  • Nível de atividade excepcionalmente alto ou baixo: Não para quieto ou é muito sedentário.
  • O professor reclama de sua agitação ou distração.
  • Tem dificuldade para organizar as operações matemáticas na folha.
  • Falta de consciência corporal.
  • Evita o toque ou o contato visual.
  • Não consegue pentear o cabelo ou amarrar os sapatos.
  • Atrasos na fala (crianças com atrasos na fala podem demonstrar dificuldades psicomotoras).
  • Recusa de pegar no lápis causando atraso nos desenhos.
Child learning to ride a bike

Identificação de problemas através da avaliação

Os problemas de coordenação motora podem se apresentar desde os primeiros estágios do desenvolvimento (como atrasos para sentar, andar) ou um pouco mais tarde, como por exemplo na passagem para o ensino fundamental I ou mesmo na adolescência.

Nem sempre estas dificuldades são identificadas precocemente ou recebem a devida atenção. Os prejuízos que causam no desenvolvimento da criança podem estar além das dificuldades de coordenação motora.

Os impactos negativos podem ser observados em casa, nas relações com colegas e na escola. As dificuldades influenciam a percepção que cada um tem da criança ou do adolescente e, principalmente, a percepção que ela tem sobre si mesma (causa de baixa auto-estima), influenciando o comportamento e gerando distúrbios no desenvolvimento saudável.

A identificação precoce dos distúrbios de coordenação motora é, portanto, fundamental. A caracterização dos problemas possibilita uma intervenção eficaz.